Eu por mim mesma!

Eu por mim mesma!
Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes a peleja, nem tão pouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos. (Eclesiastes 9:11)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Amor...


Procurava algo brilhante para escrever... Pensei em escrever sobre o nosso país... Gigante Brasil... Brasil, nosso solo, nossa terra, que a todo nosso povo abriga, independentemente de sua cor ou religião. Brasil, nosso orgulho, mas também nossa vergonha. País de riquezas, de belezas, de contrastes. Tudo o que temos esta sendo destruido, levado embora. Tudo o que nos sobra ainda nos tomam. Brasil belo, com um céu risonho e limpido, e o Brasil feio, que nem céu tem mais, o que tem é um teto que a qualquer momento podera desabar sobre nossas cabeças. Brasil verde, Brasil mato, Brasil floresta, Brasil amarelo, Brasil ensolarado, Brasil de Ouro, Brasil branco, Brasil tranquilo, Brasil feliz, Brasil azul, Brasil céu, Brasil agua. De qual Brasil falaria?
Pensei em falar sobre a Paz... Branca paz... Paz que nossos paises em guerra chamam. Paz que governantes não querem impor, paz que quem mora nas grandes cidades almeija. Paz que os livraria da violência, do perigo, do medo de sairem nas ruas. Paz que os flagelados gostariam de ter, ao ter q certeza de um teto garantido, ao ter a certeza de que teria um emprego fixo, sem se preocupar se amanhã tera o que por na mesa para que os filhos alimentem-se. Paz que cada um procura ao seu redor e dentro de si. Paz de Deus e Paz dos homens. Qual paz enfatizaria?
Pensei em dizer sobre a Vida... Vida... Vida feliz, vida triste, vida bem aproveitada, vida inocente, vida plenitude, vida realizada, vida sabedoria, vida solitaria, vida vazia, vida com Deus, vida vivida, vida ceifada, vida bela, vida rica, vida pobre, vida destruida, vida constuida, vida roubada, vida transparente, vida brilhante, vida fugida, vida escondida, vida alegre, vida amorosa, vida lutadora, vida escrava... Tantas vidas... De qual vida falaria?
Pensei em falar sobre Felicidade... Felicidade encontrada no sorriso inocente de uma criança, encontrada no trabalho, na realização de um objetivo, no namoro, no noivado, no casamento, na infância, na juventude, na velhice, no brilho e no auge da carreira, no esplendor da vida, no dinheiro, no amor, no carinho, na musica, nas drogas, nas roupas, no olhar, no coração... De qual felicidade poderia falar?
Pensei em escrever sobre o Amor... Ahhh, o amor! Amor de Deus, amor agape, amor eros, amor falso, amor verdadeiro, amor de Deus aos homens, amor dos homens a Deus, amor de pai para filho, amor de filho para pai, amor de amigo para amigo, amor de cônjuge, amor de velhice, amor sabio, amor carinhoso, amor timido, amor safado, amor inocente, amor pleno, amor belo, amor bonito, amor feliz, amor pela Patria, amor ao dinheiro, amor ladrão, amor construtivo, amor destrutivo, amor doentio, amor sadio, amor bobo, amor fiel, amor sonhador. Amor. Sobre qual amor poderia escrever?
O nosso País, a nossa Paz, a nossa Vida, a nossa Felicidade, o nosso Amor... Nosso País é interessante. Nossa Paz, essencial. Nossa Vida, necessaria. Nossa Felicidade, buscada. E nosso Amor, vivido.
Qual deles é mais importante?
O AMOR!
Pois tendo Ele temos também o restante!

Denise, 1999.

(POESIA CLASSIFICADA EM 1° LUGAR NO CONCURSO DE POESIAS DO COLEGIO JOSE SARMENTO FILHO EM 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário